Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

NIÓBIO uma das riquezas mineral mais cobiçada atualmente . E o Brasil possui as maiores reserva do Planeta Terra deste produto mineral .


O Nióbio , é um metal , existente em pequenas quantidades em minerais no
 estado pentóxido . Todavia em 1801 o químico inglês Charles Hatchett  , fez a descoberta de um elemento-químico ,  da família do grupo 5B , de numero atômico 73  (73 prótons e 73 elétrons) de simbolo Ta , massa atômica 181 u,o  tântalo.[1] , usado como ligas de aço para produção de tubos condutores de fluidos . Porém o nióbio tem as características físicas e químicas muito idênticas á às do tântalo , e ambos são muito difícil de serem distinguidos , um do outro , o químico inglês , fez um relato de um material similar ao tântalo , o qual ele denominou de colúmbio.  
William Hyde Wollaston , outro químico inglês oito anos após Charles Hatchett , agora já em 1809 , em suas pesquisas , fez a comparação dos óxidos extraídos dos  elementos químicos do tântalo e do colúmbio :  tântalo-tantalita com as densidades acima de 8 g/cm³ ... "tântalo  ou tantálio é um elemento químico de número atômico 73 (73 prótons e 73 elétrons) , símbolo Ta com massa atômica 181 u que se situa no grupo 5 (VB) da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição raro, azul grisáceo, duro, que apresenta brilho metálico e resiste muito bem à corrosão. Na temperatura ambiente o tântalo encontra-se no estado sólido." . E o " tantalita [(Fe, Mn)(Ta, Nb)2O6] é um mineral composto de ouronióbio e tântalo[1] , com fórmula química [(Fe,Mn)(Ta,Nb)2O6]. É um minério bastante valorizado e aplicado na indústria eletrônica pois oferece resistência ao calor.[2] "  . E do colúmbio-colúmbito  com a densidade acima de 5,918 g/cm³  , e apesar da significativa  diferença nas densidades , o químico Wollaston erroneamente , faz uma conclusão que o tântalo e o colúmbio são idênticos e manteve o nome de tântalo , nos dois elemento químico .    
 , de cor acinzentado ou azulado  , branco prateado , negro brilhante .  
Um cubo de 1cm³ de nióbio anodizado de alta pureza (90,95%) e cristais de alta pureza (99,955%) feitos  eletroliticamente , para efeito de comparação .


               
O nióbio é muito associado ao tântalo 
Aparência
azul cinza


Monocristal de tântalo de alta pureza (99,999%), alguns fragmentos cristalinos de tântalo, e um cubo de tântalo de alta pureza (99,99%) de 1 cm3 para comparação.
Pix.gifHáfnioStylised Lithium Atom.svg
Lutécio ← Háfnio → Tântalo
Zr
Hexagonal.png

72
Hf
Hf
Rf
Tabela completa • Tabela estendida
 Já em 1846 , após 45 anos que o inglês Hatchett
Charles Hatchett
Química
, e 37 anos após o outro inglês Wollaston
William Hyde Wollaston
Químicafísica
, outro químico o alemão Heirnrich Rose , descobriu  que o minério tântalo tinha não só uma , mais duas , substâncias de elemento químico  diferente em sua composição na tantalita que nomeou em homenagem à criança de Tantalus : o nióbio ( de Níobe ) e o polônio ( de Pelops ou Pelope ) nomes de divindades das mitologias gregas , estabelecendo assim o nome de uma das duas substâncias química de " Nióbio " , é entre 1864 e 1865 , esclareceu-se , que "nióbio" e "colúmbio" eram dois nomes de um mesmo elemento químico .
Heinrich Rose
 Em 1864 o químico ,especialista em mineralogia , o suíço  Christian Wilhelm Blomstrand ,
Christian Wilhelm Blomstrand
MineralogiaQuímica
juntamente com o químico francês  Henri Étienne Sainte-Claire Deville
   Henri Étienne Sainte-Claire Deville
 e o outro também  francês , químico  Louis Joseph Troost , foram eles quem determinaram , as fórmulas de alguns dos compostos químicos da substâncias da tantalita , e finalmente em 1865 o químico suíço Jean Charles Galissard de Marignac , que em 1866 , comprovou a existência dos dois elementos químicos na tantalita , e confirma assim que nióbio ou colúmbio , é o nome do elementos químicos ,  que em 1801 , o químico inglês Charles Hatchett , havia relatado á existência , juntamente com o elemento tântalo , e manteve o nome de Nióbio ou Colúmbio  para o elemento .                                                                                                                                                O segundo elemento químico , achado no elemento tântalo foi o "polônio " .
Jean Charles Galissard de Marignac
Química
O nióbio  é um elemento químico na tabela periódica   de simbolo Nb  , que possui o número atômico 41(41 prótons e 41 elétrons,  massa atômica 92,9064,não é radioativo , serie transição "Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC[1] como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco B (grupo 3 ao 12)." . sua configuração eletrônica é :

[Kr] 4d4 5s1
Elétrons (por nível de energia)2, 8, 18, 12, 1
 ... Informações Físicas: estado Solido , densidade 8,57 g.cm-³  , ponto de fusão 2742 K , ponto de ebulição 5015 K , calor de fusão 26,9 kl.mol-¹ , calor de vaporização 690,1kl.mol-¹ , capacidades térmicas especificas 0,265 J.g-¹.k-¹ , condutividade térmica 53,7 W.m-¹.k-¹ .  

O nióbio pertence ao Grupo 5B ou VB - grupo do vanádio:
Vanádionióbiotantálio e dúbnio. , da tabela de classificação química periódica.
O nome deriva do nome de  uma deusa grega Níobe     "A morte de Nióbidas , por Pierre  Charles  Jombert  " , filha de Dione e Tântalo .
Tântalo também deu nome a outro elemento da família 5B o tântalo . E é usado , para dar liga no aço , para a produção de tubos ,  e condutores de fluidos . Em suas condições normais o tântalo é solido. 
O nióbio foi reconhecido oficialmente , como o nome do elemento químico em 1949 mas nos Estados Unidos as metalúrgicas ainda usam o termo "colúmbio " .  
De Marignac , foi pioneiro na redução do nióbio, com o aquecimento do cloreto de nióbio em atmosfera  modificadas de hidrogênio , mas apesar dele conseguir produzir o nióbio em larga escala de 1864 a 1866 , isto não bastou para que fosse utilizado em escala comercial . 
Até o seculo XX , o nióbio , não era muito utilizado comercialmente , as poucas minas que existiam eram muito enviável comercialmente . 
Só mente a partir do seculo XX , que o nióbio , começou a ser usado em filamentos das lampadas incandescentes  mas logo tornou-se obsoleto e foi substituído pelo tungstênio .     Em 1879 Thomas Edson , que foi o criador da lampada incandescente , utilizava uma haste de carvão carbono , muito fina que aquecia acima de aproximadamente 900 K (kelvin ) , mas imitia uma luz , fraca e avermelhada , para atingir uma luminosidade , o filamento precisava atingir um aquecimento maior de aproximadamente 3.800 K , mas o filamento de carvão carbono atingia seu ponto de fusão nesta temperatura. Para resolver este problema Thomas Edson , começou a fazer experiências com ligas metálicas , porque as lampadas de filamento de carvão só durava algumas horas .teve a lampada com filamento de bambu carbonizado , que durava um pouco mais que a de carvão carbono  , mas logo em seguida a lampada de filamento de bambu foi substituída pela de celulose  ,e finalmente pela de tungstênio  ,que tem um elevado ponto de fusão , que atinge a temperatura e de 3000°C ,como nos conhecemos. 
Somente em 1920 , e que foi descoberto que o nióbio , melhora o micro aço-ligas , e está é a aplicação , que predomina até hoje .
Um físico americano Eugene Kunzler , e os seus colaboradores dos laboratórios  da Bell Labs  , braço de pequisas de desenvolvimento AT&T dos Estados Unidos , descobriram que as folhas de flandres ( material laminado de aço ) com liga de nióbio , apresenta uma supercondutividade , na presença de correntes elétricas  nos campo magnético , sendo assim o primeiro material usado para suportar a alta corrente de campos necessários para os imãs  para motores de maquinários  de alta potencial.

O nióbio no Brasil .

Nós meados meados do século XX , o geólogo Djalma Guimarães , descobriu em Araxá - Minas Gerais - Brasil a maior mina de Pirocloro , na região de Barreiro em Araxá , de onde se descobriu a maior mina de nióbio encontrada até hoje , em todo o planeta terra .    E simultaneamente ao descobrimento , houve o desenvolvimento , da era das corridas espaciais , entre Estados Unidos da America e a Russia , que fez com que o consumo do nióbio , por parte das industrias aeroespaciais , sofresse um gigantesco aumento .
A CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração , iniciou suas operações industriais em 1955 á 1965.
O almirante norte-americano Arthur Radford , vê nisto um ótimo negocio e em 1965 ele , convence o banqueiro brasileiro Walter Moreira Salles , a investir no mercado do nióbio , e atualmente ele é o maior produtor de nióbio mundial.
A partir de 1959 até 1965 , a companhia CBMM , desenvolve , á técnica de concentração de nióbio , nas ligas de aço , de 25% até 60% , sendo utilizada em especial , nas indústrias siderúrgicas.
A companhia de capital aberto Anglo American , se instala no Brasil em 1973 . E em 1979 em Goias , no município de Niquelândia , um dos mais antigos município do estado , começa a instalação da mina . Este município tem sua economia toda voltada para á mineração ,e,é o maior produtor de níquel do estado , hoje dividido por duas distintas empresas , a do Grupo Votorantim Metais  e a Anglo American .
No Brasil , atualmente tem três empresas,na exploração do nióbio:
a CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração , o Anglo American Brasil Ltda (Mineração Catalão Goiás) , e a Mineração Tabaco (Grupo Paranapanema).

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

A discussão sobre a subfaturamento sob os royalties e o valor de mercado, além da ausência do controle do preço do nióbio, já é comentado nas instâncias políticas desde 2005, quando Marcos Valério afirmou na CPI dos Correios, que o Banco Rural conversou com José Dirceu a respeito de uma mina do Amazonas. O político Eneas Carneiro (1938-2007) afirmou que só a riqueza produzida pelo nióbio no Brasil correspondia ao PIB, que na época era R$ 2,6 trilhões em 2007.[29]
Em 2010, vazou um documento pela Wikileaks que, incluía as minas e jazidas de nióbio no Brasil como recursos e infraestrutura estratégicos e imprescindíveis aos Estados Unidos da América.[30] A CPRM (Serviço Geológico do Brasil), defendeu a política dos preços utilizados na venda do nióbio, indicando como exemplo a China, que perdeu mercado destacommodity quando reduziu a oferta de terras-raras e elevou os preços, o mercado da mineração iniciou a investir em novos cinquenta projetos, do qual o Brasil tomasse a mesma atitude, também teria as mesmas consequências.
Além disso, Elmer Salomão, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral - ASPM comentou a respeito das denúncias:
Nosso nióbio tem um preço “praticamente imbatível" e se ele for elevado outras jazidas no mundo todo entrarão em produção. (Lembrando da China quando ela decidiu reduzir a oferta e aumentou o preço das terras-raras, acarretando no surgimento de 50 novos projetos de produção desses bens minerais.)
E advertiu:
O setor mineral tem contribuído para os investimentos no país e para o superávit da balança comercial, e não deve ser utilizado como combustível ideológico para políticas intervencionistas. [31]
E defendeu:
Se o Brasil não está aproveitando hoje suas riquezas minerais como deveria é porque não tem uma política industrial nesse sentido. O que não podemos fazer é guardar toneladas de minério sem saber se no futuro isso será tecnologicamente utilizado ou não. Somos obrigados a aproveitar os nossos recursos minerais justamente devido à revolução tecnológica. A idade da pedra não acabou por causa da pedra, mas porque a pedra foi substituída por outra coisa. [32]
        
 

Reservas de nióbio[editar | editar código-fonte]

Reservas de nióbio no Brasil:
EstadoRegiãoMinérioQuantidade de mineral (quilogramas) lavrável de minérioQuantidade de mineral (quilogramas) lavrável de Nb2O5
AmazonasPresidente FigueiredoColumbita/Tantalita Primária187.480.054.000 kg431.204.123 kg
São Gabriel da CachoeiraColumbita/Tantalita Secundária38.376.000.000 kg1.094.000 kg
BahiaItambéPirocloroEm pesquisaEm pesquisa
GoiásCatalãoPirocloro5.717.864.000 kg89.037.000 kg
OuvidorPirocloro3.846.695.000 kg3.159 kg
Minas GeraisAraxáPirocloro105.770.851.000 kg21.590.000.000 kg
AraçuaíColumbita/Tantalita Primária6.000 kg
NazarenoColumbita/Tantalita Primária655.124.000 kg
TapiraPirocloro21.590.000.000 kg48.000 kg
RondôniaAriquemesColumbita/Tantalita Secundária2.470.000.000 kg760.000 kg
JamariColumbita/Tantalita Secundária11.049.415.000 kg911.081.000 kg
Dados :[38] 

Para mais informações segue os links de pesquisas abaixo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário